domingo, 16 de novembro de 2014

Recital Final


Olá a todos!
Essa semana encerramos as aulas de música na Igreja Presbiteriana com o desenvolvimento do recital final. A apresentação das canções que estávamos estudando todo esse tempo de projeto.


É válido mencionar que o canto, apreciação e percepção musical bem como exercícios respiratórios e de aquecimento vocal proporcionaram no recital final uma melhora no desempenho vocal, técnica de respiração, afinação e andamento musical. Neste sentido, diversos trabalhos da área de educação musical têm mostrado que o canto é um
recurso presente não só nas aulas de música, mas em várias práticas e situações presentes
na escola (SOUZA et al., 2002; FUCKS, 1993; FUCCI-AMATO, 2012).
O incentivo a prática em conjunto foi uma das propostas mais abordadas neste projeto, já que foi realizado em um grupo de música que atua na igreja ( Grupo de Louvor). Através do canto conjunto que, na prática, a música mostrava-se importante como disciplina. No século XIX, a prevalência da música europeia no país era também observada nas escolas e que, com o surgimento do movimento nacionalista ela passou, gradativamente, a ser substituída por músicas patrióticas e que o canto foi uma forte ferramenta para tal mudança, mesmo não sendo trabalhado com os cuidados específicos. (FERNANDES, 2009).
A partir deste reconhecimento de benefícios do estudo musical utilizando o canto e práticas em conjunto, é possível relacionar aos benefícios cognitivos, Ferreira (2007) expõe sobre o desempenho e domínio da voz na emissão sonora, no que diz respeito ao seu uso correto, saudável, estético e musical, seja na voz falada ou cantada, envolvendo aspectos técnicos, expressivos e cognitivos.
Neste sentido, a proposta com o Grupo de louvor, da igreja Presbiteriana, fundou-se no desenvolvimento de aulas que trabalhassem o canto, a prática em conjunto, melhorando carências de técnica vocal, afinação e respiração. Os hinos do Hinário foram trabalhados durantes as aulas, em partes até que concluísse a afinação, ritmo e prática em conjunto. “E essa semana, conseguimos apresentar na proposta do recital as duas músicas sendo “Eu Naveguarei” e “ Deus enviou seu Filho Amado”.  Os objetivos alcançados foram:
·         Melhoria da técnica vocal
·         Melhoria no ritmo e andamento da canção
·         Melhoria na respiração
·         Melhoria na expressão
·         Melhoria na timidez

Referências Bibliográficas:
FERNANDES, Iveta M. B. Música na Escola: desafios e perspectivas na formação
contínua de educadores da rede pública. Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em educação. Área de Concentração : didática, teorias e ensino e práticas escolares. Faculdade de ducação de São Paulo. São Paulo, 2009. > Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009->.

SOUZA, Jusamara. “Política na prática da Educação Musical nos Anos Trinta”. In Revista Em Pauta, v. 3, nº 4, dez 1991, p.17-32.

FUCCI AMATO, Rita de Cassia. Escola e Educação Musical: (Des)caminhos históricos e horizontes. São Paulo: Papirus, 2012.


FUCKS, Rosa. “Transitoriedade e permanência na prática musical escolar.” in Fundamentos da Educação Musical 1, Porto Alegre, 1993, p.134-156.

Aula de Canto: Proposta de Arranjo Musical

Olá a todos!

            A segunda semana do mês de novembro, continuei com meu trabalho no Grupo de Louvor da Igreja Presbiteriana. Nas últimas semanas trabalhamos os exercícios respiratórios, e aquecimentos vocais, também desenvolvemos atividades que facilitasse a percepção musical, apreciação, métrica, ritmo, andamento musical. 
          Nesta segunda semana entramos na parte de arranjo e composição musical. Neste sentido, as músicas que estávamos estudando, as músicas do hinário da Igreja, já estavam bem desenvolvidas na questão rítmica, afinação e respiração, então a proposta foi colocar arranjo musical, utilizando a voz como instrumento musical. O refrão da canção foi explorado e o grupo pensou numa proposta de arranjo vocal dentro do andamento da música, atentando-se para afinação. As músicas trabalhadas foram "  Deus enviou seu filho amado" " Eu navegarei".
           O resultado foi, que alguns ficaram muito intimidados, outros exploraram suas possibilidades e logo, que começamos a cantar, começaram a surgir as composições, os alunos foram se soltando mais, envolvendo com a canção e conseguiram desenvolver a atividade.


domingo, 2 de novembro de 2014

Aula de Música - Igreja Presbiteriana Renovada

Olá a todos!

Hoje quero postar um vídeo que corresponde com algumas das atividades que estou desenvolvendo com o grupo de louvor da Igreja Presbiteriana de Porangatu, Goiás.

Este grupo possui muitas dificuldades ainda com afinação, por isso, tenho procurado trabalhar exercícios que auxiliem na afinação, na apreciação e percepção musical através de exercícios de escalas para memorização das notas musicais. Além disso, exercícios de alongamento dos músculos acessórios que auxiliam no canto estão sendo explorados, juntamente com aquecimento vocal. Esta semana, começamos com exercícios de resistência vocal, utilizando a técnica e exercícios para trabalhar a voz de peito e voz de cabeça. 
As aulas possuem uma metodologia teórico-prática com explicação do professor com exemplos práticos. 
Além disso, os exercícios propostos auxiliam na canção que estamos trabalhando para a apresentação final. 
Os exercícios que trabalharam a voz de peito, por exemplo, utilizaram as vogais A, E, I, O, U  e auxílio do piano para cantar as notas dentro da escala correspondente. Logo, o mesmo exercício foi proposto, só que utilizando a voz de cabeça. Neste sentido, os exercícios estão sendo um apoio nesta prática de estágio, pois tem auxiliado a equipe a trabalhar pontos necessários à prática de canto, prevenindo qualquer risco de complicação das cordas vocais, além de auxiliar na afinação e técnica de respiração.

Segue o Link para visualização desta aula: