domingo, 16 de novembro de 2014

Recital Final


Olá a todos!
Essa semana encerramos as aulas de música na Igreja Presbiteriana com o desenvolvimento do recital final. A apresentação das canções que estávamos estudando todo esse tempo de projeto.


É válido mencionar que o canto, apreciação e percepção musical bem como exercícios respiratórios e de aquecimento vocal proporcionaram no recital final uma melhora no desempenho vocal, técnica de respiração, afinação e andamento musical. Neste sentido, diversos trabalhos da área de educação musical têm mostrado que o canto é um
recurso presente não só nas aulas de música, mas em várias práticas e situações presentes
na escola (SOUZA et al., 2002; FUCKS, 1993; FUCCI-AMATO, 2012).
O incentivo a prática em conjunto foi uma das propostas mais abordadas neste projeto, já que foi realizado em um grupo de música que atua na igreja ( Grupo de Louvor). Através do canto conjunto que, na prática, a música mostrava-se importante como disciplina. No século XIX, a prevalência da música europeia no país era também observada nas escolas e que, com o surgimento do movimento nacionalista ela passou, gradativamente, a ser substituída por músicas patrióticas e que o canto foi uma forte ferramenta para tal mudança, mesmo não sendo trabalhado com os cuidados específicos. (FERNANDES, 2009).
A partir deste reconhecimento de benefícios do estudo musical utilizando o canto e práticas em conjunto, é possível relacionar aos benefícios cognitivos, Ferreira (2007) expõe sobre o desempenho e domínio da voz na emissão sonora, no que diz respeito ao seu uso correto, saudável, estético e musical, seja na voz falada ou cantada, envolvendo aspectos técnicos, expressivos e cognitivos.
Neste sentido, a proposta com o Grupo de louvor, da igreja Presbiteriana, fundou-se no desenvolvimento de aulas que trabalhassem o canto, a prática em conjunto, melhorando carências de técnica vocal, afinação e respiração. Os hinos do Hinário foram trabalhados durantes as aulas, em partes até que concluísse a afinação, ritmo e prática em conjunto. “E essa semana, conseguimos apresentar na proposta do recital as duas músicas sendo “Eu Naveguarei” e “ Deus enviou seu Filho Amado”.  Os objetivos alcançados foram:
·         Melhoria da técnica vocal
·         Melhoria no ritmo e andamento da canção
·         Melhoria na respiração
·         Melhoria na expressão
·         Melhoria na timidez

Referências Bibliográficas:
FERNANDES, Iveta M. B. Música na Escola: desafios e perspectivas na formação
contínua de educadores da rede pública. Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em educação. Área de Concentração : didática, teorias e ensino e práticas escolares. Faculdade de ducação de São Paulo. São Paulo, 2009. > Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009->.

SOUZA, Jusamara. “Política na prática da Educação Musical nos Anos Trinta”. In Revista Em Pauta, v. 3, nº 4, dez 1991, p.17-32.

FUCCI AMATO, Rita de Cassia. Escola e Educação Musical: (Des)caminhos históricos e horizontes. São Paulo: Papirus, 2012.


FUCKS, Rosa. “Transitoriedade e permanência na prática musical escolar.” in Fundamentos da Educação Musical 1, Porto Alegre, 1993, p.134-156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário