Olá a todos!
Essa semana encerramos as aulas de música na Igreja Presbiteriana com o desenvolvimento do recital final. A apresentação das canções que estávamos estudando todo esse tempo de projeto.
É válido
mencionar que o canto, apreciação e percepção musical bem como exercícios
respiratórios e de aquecimento vocal proporcionaram no recital final uma
melhora no desempenho vocal, técnica de respiração, afinação e andamento
musical. Neste sentido, diversos trabalhos da área de educação musical têm
mostrado que o canto é um
recurso presente não só nas aulas
de música, mas em várias práticas e situações presentes
na escola (SOUZA et al., 2002;
FUCKS, 1993; FUCCI-AMATO, 2012).
O incentivo a
prática em conjunto foi uma das propostas mais abordadas neste projeto, já que
foi realizado em um grupo de música que atua na igreja ( Grupo de Louvor).
Através do canto conjunto que, na prática, a música mostrava-se importante como
disciplina. No século XIX, a prevalência da música europeia no país era também
observada nas escolas e que, com o surgimento do movimento nacionalista ela
passou, gradativamente, a ser substituída por músicas patrióticas e que o canto
foi uma forte ferramenta para tal mudança, mesmo não sendo trabalhado com os
cuidados específicos. (FERNANDES, 2009).
A partir deste reconhecimento de
benefícios do estudo musical utilizando o canto e práticas em conjunto, é
possível relacionar aos benefícios cognitivos, Ferreira (2007) expõe sobre o
desempenho e domínio da voz na emissão sonora, no que diz respeito ao seu uso
correto, saudável, estético e musical, seja na voz falada ou cantada,
envolvendo aspectos técnicos, expressivos e cognitivos.
Neste
sentido, a proposta com o Grupo de louvor, da igreja Presbiteriana, fundou-se
no desenvolvimento de aulas que trabalhassem o canto, a prática em conjunto,
melhorando carências de técnica vocal, afinação e respiração. Os hinos do
Hinário foram trabalhados durantes as aulas, em partes até que concluísse a
afinação, ritmo e prática em conjunto. “E essa semana, conseguimos apresentar na
proposta do recital as duas músicas sendo “Eu Naveguarei” e “ Deus enviou seu
Filho Amado”. Os objetivos alcançados
foram:
·
Melhoria da técnica vocal
·
Melhoria no ritmo e andamento da canção
·
Melhoria na respiração
·
Melhoria na expressão
·
Melhoria na timidez
Referências
Bibliográficas:
FERNANDES,
Iveta M. B. Música na Escola: desafios e
perspectivas na formação
contínua de educadores da rede pública. Tese
de Doutorado. Programa de pós-graduação em educação. Área de Concentração :
didática, teorias e ensino e práticas escolares. Faculdade de ducação de São
Paulo. São Paulo, 2009. > Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009->.
SOUZA,
Jusamara. “Política na prática da Educação Musical nos Anos Trinta”. In Revista
Em Pauta, v. 3, nº 4, dez 1991, p.17-32.
FUCCI AMATO,
Rita de Cassia. Escola e Educação Musical: (Des)caminhos históricos e
horizontes. São Paulo: Papirus, 2012.
FUCKS, Rosa.
“Transitoriedade e permanência na prática musical escolar.” in Fundamentos da
Educação Musical 1, Porto Alegre, 1993, p.134-156.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
